26 julho 2010

Você sabe lavar seu cabelo?


Independente do tipo de cabelo, temos que sempre deixar nossas madeixas limpinhas, certo? Mas você sabe a forma mais correta de lavá-los?

Durante o dia, nossos fios são os principais acumuladores de sujeira, por isso merecem atenção. O primeiro passo é molhar bem toda a cabeça [dããn]. Em seguida, coloque xampu no topo da cabeça [não é pra colocar em todo cabelo!] e massageie com as pontas dos dedos [nada de unha!]. Vale salientar que a quantidade correta a ser colocada é o referente a uma moeda na palma da sua mão. Ao enxaguar, o xampu percorre o resto do cabelo, lavando-o. Para os cabelos ressacados, uma lavagem basta. Para os mais oleosos, mais áplicações se faz necessário.

A espuma do xampu tem a função de uma esponja que atrai a sujeira para si e facilita a retirada dos poluentes, por isso, quanto mais espuma melhor. Porém alguns tipos de xampus produzem espuma rala, por falta de ingredientes salinos. Não tem problema, eles oferecem as mesmas condições de produtos mais espumantes e são indicados para cabelos com processos de alisamentos, como escovas progressivas e/ou definitivas.
Lembre-se de retirar todo o produto, pois resíduos cosméticos podem deixar os fios elétricos e ressecados, mesmo com o uso de condicionador. Que é outra questão a ser comentada...
Ele deve ser aplicado somente nas pontas dos cabelos, nunca no couro-cabeludo. Pode colocar uma pequena quantidade e ir aplicado das pontas ao topo da cabeça. A maioria das pessoas que tem problemas com caspa, por exemplo, é em decorrência de uma lavagem mal realizada. Pois a caspa nada mais é que o aumento na produção de óleo das glândulas sebáceas e pela presença de um fungo. O condicionador no topo da cabeça, ajuda nesse excesso de óleo, podendo ser evitado.
Independente do tipo capilar deve-se higienizar as madeixas no mínimo três vezes na semana. Não há contra-indicação se a pessoa optar em lavá-los todos os dias [caso dos cabelos mais oleosos], desde que se tenha cuidado com a hidratação, para não deixá-los ressecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário